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Configuração da Campanha

Unidade do Curso: Módulo 2 - Fundamentos do Adwords

Objetivo do Módulo
  1. Aprender a escolher o tipo de campanha;
  2. Aprender a estruturar sua campanha;
  3. Aprender a segmentar seu público-alvo;
  4. Aprender a definir lances e orçamentos;
  5. Aprender a criar grupos de anúncios;
  6. Como criar anúncios eficazes; e
  7. Usar Ferramentas para criação de campanhas.
Meios de Aprendizagem
  1. Insumos - Aplicativos para realização da lição proposta;
  2. Vídeo-aula - Apresentação da lição do módulo, através da captura de tela do procedimento ;
  3. Suporte Documental - Documentos de apoio para conclusão da lição proposta; e
  4. Sites de Apoio - Web sites indicados para a melhoria do processo.
Insumos
Tipos de Campanha

Quando você começa a configurar sua campanha no Google Adwords precisa escolher um tipo e um subtipo para a campanha.

O tipo determina qual(is) rede(s) de publicidade será utilizada (Rede de Pesquisa, Rede de Display, Rede de Pesquisa com exibição em Display) e consequentemente como e onde seus anúncios serão mostrados e os formatos dos anúncios (texto, gráficos, vídeos).

O subtipo determinar as configurações e opções disponíveis para a campanha. Os subtipos disponíveis são:
Padrão
Todos os recursos

Redes de publicidade do Google Adwords
O Google possui as seguintes redes de publicidade:

a) Rede de Pesquisa - Quando você cria uma campanha apenas na rede de pesquisa, seus anúncios podem ser exibidos em sites da Rede de Pesquisa do Google (Google Maps, Google Shopping). Nesse tipo de campanha, suas palavras-chave do Adwords são vinculadas a palavras ou frases que alguém usa para pesquisar informações sobre produtos ou serviços relacionados ao seu anúncio.

Esse tipo de campanha é útil para anunciantes que desejam se conectar a clientes quando estão pesquisando os produtos e serviços correspondentes. Por exemplo: uma pequena empresa de manutenção de casas cuja maior parte da receita é proveniente de concertos de encanamentos.

b) Rede de Display - Com uma campanha apenas na rede de display, seus anúncios podem ser exibidos em toda a rede de display do Google. Nesse tipo de campanha, seus anúncios (incluindo vídeos, anúncios de texto, rich media e gráficos) são correspondidos a websites e outros canais, como youtube e aplicativos para dispositivos móveis, com conteúdo relacionado à sua segmentação.

Esse tipo de campanha é útil para pequenas empresas. Por exemplo uma Joalheria que deseja aumentar o conhecimento dos anéis de noivado que vende. Com uma campanha apenas na rede de display ela pode alcançar pessoas que acessam sites relacionados a casamento.
Perceba que é tênue a diferença entre os exemplos, na rede de pesquisa o pequeno empreendedor apresenta o serviço e espera a contratação da mão de obra quando o provável público-alvo busca digitando sua demanda no Google. Na rede de display o empreendedor busca vincular o seu produto a temas relacionados e com isso aumentar a venda de anéis de noivado.
 
c) Rede de Pesquisa com exibição em Display - Com uma campanha em rede de pesquisa com exibição em display, você pode exibir seus anúncios (incluindo textos, gráficos, rich media e em vídeo) com resultados de pesquisa na rede de pesquisa do google e em canais relevantes na rede de display.

Esse tipo de campanha é útil por exemplo para um empreendedor que deseja promover sua oficina mecânica. Você pode criar uma campanha do tipo Rede de Pesquisa com exibição em Display, para alcançar pessoas que procuram os serviços pelo site de busca do Google (REDE DE PESQUISA) ou de um site que avalia oficinas mecânicas (REDE DE DISPLAY).

Assista ao vídeo abaixo para ajudá-lo(a) a reter o conhecimento

Estrutura da Campanha

Antes de começar a criar sua campanha, é importante saber que o Google Adwords é estruturado de forma hierárquica e com uma conta bem organizada, com um público-alvo bem segmentado, você pode criar campanhas eficientes e alcançar suas metas de publicidade.

O Google Adwords é organizado em três Camadas: Contas, Campanhas e Gupos de Anúncios.
1 - Contas - Cada conta está relacionada a uma conta do Gmail, a uma senha e a informações de faturamento exclusivos.
    2 -  |Campanha(s) - Cada conta pode gerenciar uma ou mais campanhas que possuem seu próprio orçamento e configurações e apenas uma meta.
           3 -      | Grupos de Anúncios - Cada Grupo de Anúncio de uma campanha contém um Conjunto de Anúncios e palavras-chave.
                                       |Anúncios - São os anúncios de seus produtos e serviços.
                                               |Palavras-chave - Palavras que você deseja utilizar para acionar a exibição dos seus anúncios durante a busca do usuário.

Metas - Cada campanha tem foco em uma única meta da empresa, como atrair tráfego para seu website (Campanha de Branding) ou oferecer determinado produto ou serviço. Uma abordagem eficaz é organizar suas campanhas para refletir a estrutura de seu site.

Grupos de Anúncios - Cada campanha contém um mais grupos de anúncio. Com os grupos de anúncios você organiza a campanha em conjuntos de anúncios e palavras-chave diretamente relacionados. Isso pode melhorar seu índice de qualidade e ajudar a aumentar o retorno do investimento (ROI).
Em campanhas da Rede de Pesquisa, isso ajuda a exibir anúncios relevantes para as pesquisas das pessoas que sua empresa deseja alcançar.
Em campanhas que segmentam a Rede de Display, você pode criar anúncios relevantes para exibição a clientes que estão navegando em websites sobre tópicos semelhantes.
Convém criar grupos de anúncios diferentes para cada tema ou produto anunciado e deve-se considerar criar grupos de anúncios com base nas seções ou categorias que aparecem no seu website.

Assista o vídeo abaixo para ajudá-lo(a) a reter o conhecimento.

Público-alvo

Mostrar seus anúncios para o cliente certo é essencial para alcançar as metas de suas campanhas. O seu público-alvo pode ser segmentado de várias formas no Google Adwords:

Rede de Pesquisa e Rede de Display

Segmentação por palavras-chave - palavras-chave são palavras ou frases relevantes para mostrar o seu produto ou serviço ao usuário quando ele faz uma busca no Google. Nos anúncios é aconselhável utilizar frases curtas como palavras-chave e que pelo menos uma das palavras-chave esteja presente no título ou descrição do anúncio. Na Rede de Display, quando sua palavra-chave corresponde aos conceitos ou tema central de uma página web, seu anúncio é qualificado para exibição na página web em questão (CANAL AUTOMÁTICO). Você pode usar os tipos de correspondência de palavras-chave para controlar quais pesquisas acionam seu anúncio.


Assista o vídeo abaixo para entender melhor correspondência de palavras-chave

Rede de Display

Segmentação contextual - você pode fazer a segmentação com base na correspondência de conteúdos relevantes no site de duas formas:

Palavras-chave - o Google Adwords procura sites com conteúdo relacionado às suas palavras-chave para exibir seus anúncios.
Tópicos - Semelhante à segmentação por palavras-chave, em vez de criar uma lista de palavras ou frases, você escolhe categorias de informações. Por exemplo: Automóveis e veículo. O anúncio aparece em páginas de sites sobre os tópicos que você escolhe na Rede de Display.

Públicos-alvo - você pode segmentar sua campanha por públicos-alvo e dependendo de suas metas de publicidade, você pode escolher o público-alvo mais adequado. Ainda dentro do público-alvo temos as seguintes formas de segmentação:
 | Categorias de interesse - com elas, você alcança pessoas interessadas em produtos e serviços semelhantes aos oferecidos por sua campanha.
 
 | Remarketing - ajuda a alcançar pessoas que acessaram seu site anteriormente através de um anúncio sem concluírem uma conversão. Neste caso seu anúncio aparece enquanto elas navegam em outros sites. O remarketing está junto com as categorias de interesse de sua conta.

 | Informações demográficas - com essa opção, você pode alcançar pessoas provavelmente no grupo demográfico de idade, sexo e situação familiar que você escolhe.

Segmentação por canal gerenciado - você pode selecionar determinados websites e aplicativos para dispositivos móveis onde deseja exibir seus anúncios.

Segmentação por local e idiomas de destino - segmente sua campanha por áreas geográficas onde seus anúncios podem ser exibidos. Selecione países inteiros, regiões ou cidades individuais em um país, ou determinada distância ao redor da sua empresa (como 30 km ao redor da cidade da empresa do cliente).

Com a segmentação por local você direciona sua publicidade para as áreas em que os clientes certos estão, e a restringi-la para as áreas em que eles não estão.

Segmentação por idioma - ajuda a garantir que seus anúncios sejam exibidos em sites escritos no idioma segmentado e mostrar seus anúncios de acordo com o idioma da interface do Google definido pelo usuário. Lembre-se que o Google Adwords não traduz os anúncios.

Segmentação por dispositivo - você pode exibir seus anúncios de várias maneiras diferentes, e adaptar sua mensagem para ser atraente para clientes em dispositivos móveis.

Lances e Orçamentos

Orçamento - seu orçamento diário é o valor que você define para cada campanha. Ele indica quanto, em média, você deseja gastar por dia. O orçamento diário deve ser escolhido para cada campanha com base nas suas metas de publicidade e no valor geral que deseja gastar por dia.

Se você tem o costume de trabalhar com um orçamento de publicidade mensal, o valor do orçamento diário pode ser calculado dividindo o orçamento mensal por 30,4 (Número médio de dias por mês).

Elementos a considerar sobre seu orçamento - em geral, o sistema do Google Adwords tentará exibir seus anúncios com a maior frequência possível até que o orçamento diário seja alcançado. Como o tráfego de clientes oscila de um dia para o outro, o Google Adwords pode permitir até 20% cliques a mais em um dia do que o especificado pelo orçamento. Entretanto, em um período de faturamento, você nunca pagará mais do que o limite de cobrança mensal: o valor do seu orçamento médio diário multiplicado por 30,4.

Quando seu orçamento diário médio é atingido, os anúncios normalmente deixam de ser exibidos nesse dia. Ao definir seu orçamento diário, convém considerar o método de exibição de anúncios de sua companha (PADRÃO ou ACELERADO), que determina a rapidez com que seus anúncios são exibidos, e quanto tempo o orçamento dura em um determinado dia.

Método de exibição padrão - é como uma vela que se apaga aos poucos, ele distribui seu orçamento durante o dia.

Método de exibição acelerado - é mais como o combustível do avião, ele usa o seu orçamento mais rapidamente.

Estratégia de Lances - a estratégia de lances é definida de acordo com a rede de publicidade escolhida (PESQUISA, DISPLAY, PESQUISA COM EXIBIÇÃO EM DISPLAY) e das suas metas de publicidade. Você pode escolher as seguintes estratégias:

Lances de custo por clique (CPC) - use se você deseja direcionar clientes para o seu site.

- com os lances de CPC você pode definir o valor máximo que deseja pagar por um clique no seu anúncio. Você paga apenas quando um internauta tem interesse suficiente para clicar no seu anúncio e saber mais. Você pode usar lances manuais e escolher os valores de seus lances ou usar lances automáticos para que o Google Adwords defina o lance máximo de CPC para você. Os lances manuais proporcionam maior controle, por exemplo você pode definir lances diferentes para palavras-chave individuais ou métodos de segmentação na rede de display. Com os lances automáticos, você não precisa gastar muito tempo configurando e gerenciando seus lances.

Lances de custo por impressão (CPM) - use se você deseja garantir que os cliente vejam sua mensagem.

- com os lances de CPM você define lances para seu anúncio com base na frequência com que ele é exibido na rede de display.

- Por que usar lances de CPM? Se sua meta de publicidade é mostrar o nome de sua empresa para mais pessoas, por exemplo, as impressões do anúncio são mais importantes para você do que os cliques e os acessos ao site do cliente. Ao definir um lance de CPM, você define o valor máximo que deseja pagar por mil impressões do anúncio (CPM máx).

- Os anúncios com tipos de lances diferentes podem concorrer pelos mesmos canais da rede de display. Quando anúncios de CPC e CPM concorrem pelo mesmo canal, os dois tipos são comparados para saber quanto eles realmente desejam pagar pela impressão. Para um anúncio de CPM, o lance máximo de CPM representa o valor que o anunciante deseja pagar por mil impressões. Com um anúncio de CPC, o Google estima quantos cliques recebe em mil impressões para fazer a comparação.

Lances de custo por aquisição (CPA) - use para informar ao Google Adwords o valor que deseja pagar por uma conversão em seu site.

- Para usar lances de CPA, você precisa configurar o acompanhamento de conversões, o acompanhamento de conversões de várias contas ou importar os dados do Google Analytics. Você também precisa ativar o Otimizador de conversões.

Ajuste de lance e estratégia de lances flexíveis

Quando suas campanhas estão em exibição, convém considerar a definição dos ajustes de lances para ter mais controle sobre quando e onde seu anúncio é exibido. O ajuste de lances são definidos em porcentagens e ajuda a melhorar o ROI.

Estratégia de Lances Flexíveis - é uma opção de lances mais avançada, com ela os lances são definidos automaticamente para otimizar seu desempenho com base em diferentes metas de publicidade. São os seguintes os tipos de estratégias de lances flexíveis:

  • Maximizar cliques - define os lances automaticamente para te ajudar a conseguir o máximo de cliques sem ultrapassar o gasto desejado que você escolher.
  • Segmentar local da página de pesquisa - ajusta os lances automaticamente para tentar exibir seus anúncios na parte superior da página ou na primeira página dos resultados de pesquisa.
  • Custo por aquisição (CPA) desejado - define os lances automaticamente para ajudar você a gerar o maior número possível de conversões e, ao mesmo tempo, atingir sua meta de custo médio por aquisição.
  • Custo por clique otimizado (ECPC) - aumenta ou diminiu automaticamente seu lance manual com base na probabilidade de cada clique resultar em uma conversão.
  • Retorno do Investimento em Publicidade (ROAS) desejado - define automaticamente os lances para maximizar o valor da conversão, ao mesmo tempo em que tenta alcançar um retorno médio do investimento em publicidade.
  • Parcela de superação desejada - aumenta ou diminui seus lances automaticamente para ajudar seus anúncios a superar anúncios de outro domínio.
Grupos de Anúncios

Lembre-se que cada grupo de anúncios contém um conjunto de palavras-chave. anúncios e lances que você gerencia. Nas suas campanhas da Rede de Display, os grupos de anúncios podem incluir outros métodos de segmentação, como informações demográficas ou listas de marketing.

Componentes dos Grupos de Anúncios

Palavras-chave - criar uma boa lista de palavras-chave é fundamental para que o índice de qualidade do anúncio.

- Para escolher e organizar as palavras-chave siga as dicas abaixo:

  • Pense como um cliente - considere as principais características de seus produtos e/ou serviços e os termos e frases que se encaixam em cada uma delas. Inclua termos e frases que você usaria para descrever seu produto e/ou serviço e quais termos seu cliente usaria para pesquisar por eles no Google.
  • Alinhe as palavras-chave com suas metas - se quiser alcançar mais clientes usando orçamento limitado, é recomendável selecionar palavras-chave específicas diretamente relacionadas ao tema do seu anúncio. Independente se abrangentes ou específicas, elas precisam ser o mais relevantes possível para seus anúncios e seu site. Palavras-chave compostas por duas ou três palavras (uma frase) são mais eficientes.
  • Agrupe as palavras-chave semelhantes em temas - siga a estrutura dos seus grupos de anúncios e agrupe palavras-chave semelhantes em um grupo de anúncios com base em seus produtos e/ou serviços. Certifique-se que as palavras-chave utilizadas em sua campanha de display estejam relacionadas aos sites visitados por seus clientes.

- Para pesquisar novas palavras-chave siga as dicas abaixo:

  • Planejador de palavras-chave - use em suas campanhas na rede de pesquisa para receber ideias de palavras-chave e dados relacionados, como o número médio de pesquisas de determinados termos que as pessoas realizaram.
  • Planejador da Rede de Display - use para ter ideias de palavras-chave e dados relacionados em suas campanhas na rede de display, como  a quantidade de vezes que os anúncios poderiam ser exibidos para essas ideias com base em um período de uma semana ou um mês.
  • Termos de Pesquisa - use o Relatório de Termos de Pesquisa para saber o que as pessoas estavam pesquisando quando viram seu anúncio e clicaram nele. Essas informações ajudam a identificar novas palavras-chave e aquelas com baixo desempenho que convém remover da sua lista.

- Para otimizar as palavras-chave siga as dicas abaixo:

  • Correspondência de palavras-chave - são configurações definidas para cada uma das suas palavras-chave e que permitem maior controle sobre quem vê seu anúncio. Por exemplo, você pode usar o tipo de correspondência de frase para mostrar seu anúncio em pesquisas que incluem uma frase exata com palavras adicionais antes ou depois dela.
  • Planejador da Rede de Display - use para ter ideias de palavras-chave e dados relacionados em suas campanhas na rede de display, como  a quantidade de vezes que os anúncios poderiam ser exibidos para essas ideias com base em um período de uma semana ou um mês.
  • Termos de Pesquisa - use o Relatório de Termos de Pesquisa para saber o que as pessoas estavam pesquisando quando viram seu anúncio e clicaram nele. Essas informações ajudam a identificar novas palavras-chave e aquelas com baixo desempenho que convém remover da sua lista.
  • Palavras-chave negativas - impedem a exibição do anúncio para termos que não são relevantes ao seu produto ou serviço. Para identificar palavras-chave negativas use o Planejador de palavras-chave e o Relatório de Termos de pesquisa para encontrar termos que não são relevantes para o que você oferece.
Anúncios Eficazes

Anúncios

Existem vários tipos de anúncios (TEXTO, VÍDEO, GRÁFICOS, APLICATIVOS CONTEÚDO DIGITAL e etc...). Os anúncios em texto aparecem ao lado dos resultados de pesquisa efetuada no buscador do Google. Dependendo de sua campanha, diferentes tipos de formato e extensões de anúncios poderão ser utilizados.

Todos os anúncios passam por um processo de aprovação, pois precisam ser úteis, variados, relevantes e adequados para os usuários ao serem veiculados em toda a Rede do Google.

Assista ao vídeo abaixo e conheça as extensões de anúncios

Assista ao vídeo abaixo e tenha dicas para criar anúncios eficientes

Ferramentas

Planejador de palavras-chave

Planejador de palavras-chave - pense no planejador de palavras-chave como um workshop para a criação das suas campanhas da Rede de Pesquisa. Pode ser utilizado para configurar uma campanha bem estruturada e ajudar a desenvolver uma campanha com base em uma meta de publicidade.

Algumas vantagens do Planejador de palavras-chave:

  • Palavras-chave de pesquisa - você pode ter ideias de palavras-chave com base nos termos que são relvantes para seu produto e/ou serviço, sua página de destino ou categorias de produtos diferentes. A ferramenta organiza ideias de palavras-chave relacionadas aos anúncios. Você pode também, multiplicar duas ou mais listas de palavras-chave. Isso poupa o tempo de combinar palavras-chave manualmente.
  • Estatísticas de histórico e estimativas de tráfego - a ferramenta mostra estatísticas, como volume de pesquisa de palavras-chave, para ajudá-lo a decidir quais palavras-chave usar na campanha.

Planejador da Rede de Display - antes de usar a ferramenta para planejar suas campanhas na Rede de Display, convém pensar em alguns detalhes básicos, como os interesses dos clientes ou sua página de destino. Pode ser usado também para expandir o alcance das suas campanhas existentes, encontrando novos sites, aplicativos para despositivo móveis e canais de vídeo obde você possa exibir seus anúncios.

Algumas vantagens do Planejador da Rede de Display:

  • Pesquisar métodos de segmentação - receba ideias de palavras-chave, canais e todos os outros métodos de segmentação na Rede de Display para ajudar no planejamento da campanha.
  • Receber estimativas de impressões e custos de histótico - veja o desempenho das suas ideias de segmentação com base nos resultados antigos e receba custos do histórico para ajudar a orientar suas decisões sobre orçamento e lance.
Vídeo-aulas
Criando uma campanha com Adwords Express

Usando o MCC

Usando o AdWords Editor

Suporte Documental

Extrato Módulo 2 - Apostila Exclusiva - Publicidade on-line

Sites de Apoio
Google Adwords
  1. Crie sua Campanha - Quebrando o gelo
  2. Adwords Express - Conheça

Professor do Curso

Júlio Coutinho

Júlio Coutinho

  • Especialista em: CMS Joomla, Webdesign, Segurança, Publicidade on-line
  • Experiência: 13 anos
  • Website: http://www.juliocoutinho.com.br
  • Querido(a) aluno(a), permita que eu me apresente: Sou autor do livro Guia de Joomla! 3.x, único em português.  Fui idealizador do primeiro curso de capacitação em CMS Joomla, no Brasil e durante 06 (seis) anos disponibilizei conteúdo gratuito no joomlabrasilia.org. Sou palestrante em eventos nacionais e internacionais...

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